quinta-feira, 12 de março de 2009

Igreja Renascer monta ringue de vale-tudo em templo para atrair mais jovens a culto em SP


APU GOMESrepórter-fotográfico da Folha de S.PauloDANIEL BERGAMASCOda Folha de S.Paulo
Dois, três, quatro rounds e, com o perdedor estirado na lona, o pastor Mazola encerra a primeira série de lutas e anuncia o início do culto.
É 1h da madrugada de sábado e o templo da Igreja Renascer em Cristo em Alphaville, na Grande São Paulo, abriga seu primeiro campeonato de vale-tudo, esporte de combate que mescla modalidades como boxe e caratê. "Queremos atrair mais jovens", conta o bispo Leandro Miglioli, 33, de jeans e camiseta polo.
Sem álcool e cigarro, mas com a pancadaria tradicional do esporte, o festival reuniu frequentadores de academias da região para se enfrentarem no ringue colado ao altar. O público (bermuda, chinelo, tatuagem) vibrava.
Apu Gomes - 7.mar.09/Folha Imagem
Lutadores participam de torneio de vale-tudo na Renascer em Alphaville (Grande SP)
O locutor do embate ficava no palco onde os pastores fazem as pregações. Na pausa para louvor no mesmo local, o pastor Mazola (cabeça raspada e camiseta regata de lutador) contou que já foi usuário de drogas e convocou os presentes a se converterem.
"Cerca de 60 jovens entregaram a vida para Jesus", diz Miglioli, que cadastrou nomes e telefones dos convertidos.
Culto encerrado, a luta continua -até depois das 3h30, cinco horas após começar. Satisfeita, a igreja fará outro campeonato neste ano.
"Um ringue ao lado do altar é inusitado, mas não extraordinário entre evangélicos", diz a antropóloga Clara Mafra, pesquisadora da religião. "Nos anos 1940, eles introduziram no Brasil guitarras em cultos. Nos anos 1950, a Assembleia de Deus fez concursos de miss entre as irmãs e não deu certo. A junção de sagrado e mundano causa estranheza, que pode ser ruim ou ter apelo como bom marketing religioso."
Jiu-jitsu
Duas vezes por semana, o mesmo templo da Renascer fica aberto para treinos de jiu-jitsu. "Quem vem aprende esporte e larga os vícios do mundão", diz Emerson Silva, 27, que se diz cético sobre as polêmicas envolvendo a igreja (prisão dos líderes por sonegação e críticas pela queda do teto de um templo que deixou nove mortos).
As lutas acontecem no fundo da igreja, após os cultos. "O primeiro foco é Deus, mas o esporte ajuda os jovens", diz Filipe Farias, 18, frequentador também da igreja Bola de Neve, que adota sintonia com esporte --no caso, uma prancha de surfe sobre o púlpito.
Clique no texto e veja a fonte!

quarta-feira, 11 de março de 2009

Quem eram os doze (12) discípulos/apóstolos de Jesus Cristo?


Resposta:
A palavra “discípulos” se refere a um “aprendiz” ou “seguidor”. A palavra “apóstolo” se refere a “alguém que é enviado”. Enquanto Jesus estava na terra, os doze eram chamados discípulos. Os 12 discípulos seguiram a Jesus Cristo, aprenderam com Ele, e foram treinados por Ele. Após a ressurreição e a ascensão de Jesus, Ele enviou os discípulos ao mundo (Mateus 28:18-20) para que fossem Suas testemunhas. Eles então passaram a ser conhecidos como os doze apóstolos. No entanto, mesmo quando Jesus ainda estava na terra, os termos discípulos e apóstolos eram de certa forma usados alternadamente, enquanto Jesus os treinava e enviava para pregarem.

Os doze discípulos/apóstolos originais estão listados em Mateus 10:2-4: “Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu”. A Bíblia também lista os 12 discípulos/apóstolos em Marcos 3:16-19 e Lucas 6:13-16. Ao comparar as três passagens, há algumas pequenas diferenças. Aparentemente, Tadeu também era conhecido como “Judas, filho de Tiago” (Lucas 6:16). Simão, o Zelote também era conhecido como Simão, o cananeu. Judas Iscariotes, que traiu Jesus, foi substituído entre os doze apóstolos por Matias (veja Atos 1:20-26). Alguns professores bíblicos vêem Matias como um membro “inválido” para os 12 apóstolos, e acreditam que o apóstolo Paulo foi a escolha de Deus para substituir Judas Iscariotes como o décimo segundo apóstolo.

Os doze discípulos/apóstolos eram homens comuns a quem Deus usou de maneira extraordinária. Entre os 12 estavam pescadores, um coletor de impostos, um revolucionário. Os Evangelhos registram as constantes falhas, dificuldades e dúvidas destes doze homens que seguiam a Jesus Cristo. Após testemunharem a ressurreição e a ascensão de Jesus ao Céu, o Espírito Santo transformou os discípulos/apóstolos em homens poderosos de Deus que “viraram o mundo de cabeça para baixo” (Atos 17:6). Qual foi a mudança? Os 12 apóstolos/discípulos haviam “estado com Jesus” (Atos 4:13). Que o mesmo possa ser dito de nós!

segunda-feira, 9 de março de 2009

Pastor morto em igreja em Illinois desviou do 1º tiro com Bíblia

WASHINGTON - O pastor Fred Winters, que morreu hoje após disparos feitos por um homem em sua igreja, no Estado de Illinois, conseguiu desviar da primeira bala com a ajuda da Bíblia, informaram fontes policiais.

No tiroteio, três pessoas ficaram feridas, incluindo o autor dos disparos.

O atirador falou rapidamente com o pastor antes de disparar contra ele com uma pistola semiautomática, e, a seguir, começou a esfaquear-se antes que os fiéis conseguissem detê-lo, afirmaram hoje fontes policiais.


AP
Fiéis tentaram conter agressor

Dois desses fiéis ficaram feridos ao tentar conter o agressor.

A Polícia disse que o reverendo conseguiu escapar do primeiro tiro com a ajuda da Bíblia, em uma cena que as testemunhas disseram ter sido horripilante, mas alguns chegaram a pensar, em um primeiro momento, que se tratava de uma piada.

"Pensamos que se tratava de uma espécie de interpretação dramática", disse à imprensa local Linda Cunningham, uma testemunha, que ressaltou que, após o primeiro tiro, a única coisa que via eram os restos da Bíblia destruída pelo impacto da bala.

A Polícia disse desconhecer se o reverendo e o responsável do crime se conheciam antes.

"Não sabemos a relação (entre o homem armado e o pastor)", disse à imprensa o agente Ralph Timmins.

O pastor foi declarado morto no Hospital Anderson, próximo à localidade de Maryville, onde fica a igreja, informou a porta-voz do centro, Natalie Head.

O atirador e uma das vítimas, Terry Bullard, de 39 anos, foram atendidos no Hospital de St. Louis.

A situação de Bullard é delicada, segundo Laura Keller, porta-voz do hospital, que não revelou detalhes sobre a situação do agressor.

A outra vítima, Keith Melton, recebeu atendimento médico no Centro Médico Gateway Regional e teve alta, segundo a porta-voz do centro Kate Allaria.

Segundo o site da igreja, Winters, pai de dois filhos, foi presidente da Associação Batista Estadual de Illinois e professor-adjunto do Seminário Teológico Batista do Meio-Oeste.

A igreja na qual aconteceu o fato tem 1.200 membros.